A D/Araújo Comunicação fez uma proposta desafiadora para a Döhler: produzir um filme totalmente bordado por mãos brasileiras. A marca catarinense aceitou a ideia inédita. Com uma mensagem de consciência coletiva e o exercício da solidariedade entre as pessoas, o vídeo é um manifesto norteado pela pergunta “E se o mundo fosse feito à mão?”. Ao todo, foram 700 dias de produção, 144 cores, 1267 frames bordados, 10 milhões de pontos, envolvendo 587 bordadeiras de 167 cidades do Brasil inteiro.

O projeto começou a tomar forma pelas mãos do artista Speto, que já emprestou seus traços de street art para projetos de empresas como Coca-Cola e Nike. A partir de seus desenhos, foi realizado a animação. Cada quadro da animação foi transformado em tela de bordado. A convite da Döhler, bordadeiras de todo o País deram vida a essas telas. Concluído o trabalho das bordadeiras, as telas bordadas foram fotografadas e depois animadas através de stop-motion.

“Foi um projeto colaborativo muito complexo e desafiador. Unimos pessoas diferentes de todos os cantos do Brasil. Mundos diferentes se aproximaram: o do grafite e dos bordados. O Speto  é um grande artista do Brasil. Ele tem um traço único, diferenciado, colorido e alegre, representando muito bem os bordados. A partir dos desenhos deles, foi desenvolvida a animação pela Animaking com o diretor de fotografia Philippe Arruda. Com bastante empenho e comprometimento de todos, o resultado ficou espetacular”, explica Luiz Dias, diretor de criação da D/Araújo.

O diretor da produtora Animaking, Paolo Conti, se impressinou com todo o processo de execução do filme: “A logística da produção foi uma loucura. São 24 quadros por segundo. Cada um foi impresso em forma de um mapa de bordado. As bordadeiras bordaram esses frames e depois devolveram para que a animação fosse feita com base nos desenhos bordados”.

Philippe Arruda conta que tudo foi feito com muito cuidado e atenção. Os bordados foram colocados em sequência previamente definida. “Montamos na Animaking um set de produção com todos os bordados sequencialmente montados. Tentamos deixar o mais puro possível para mostrar as interferências dos bordados”, diz Arruda.

O filme de dois minutos inteiramente feito à mão, como o próprio nome diz, pode ser conferido pelo You Tube (www.mundofeitoamao.com).  Além disso, esse manifesto ganhou um espaço exclusivo na maior feira de artesanato do Brasil, a Mega Artesanal, realizada em São Paulo de 22 a 26 de julho. Nele, foram expostos 64 bordados que foram usados na produção, um video wall transmitindo simultaneamente o filme e o making of e colocados a disposição do público tablets para compartilhamento do manifesto.

 

Clique aqui para ver todas as peças

 

FICHA TÉCNICA:

Diretor de criação: Luiz Dias
Redação: Daniel Martins e Marlon de Barros
Direção de arte: Luiz Dias
Atendimento: Daniel Araújo e Lorita Serpa
Produto: Andreza Boeing, Pauline Luize e Luciane Silveira
Mídia: Ana Claudia Souza e Thaise Corrêa
Aprovado por: Carlos Döhler
Produtora de imagem: Animaking
Concept art: Speto
Direção de cena: Paolo Conti
Direção de fotografia: Philippe Arruda
Produção: Policarpo Graciano
Produtora executiva: Joana Bocchini
Animação: Camila Rumpf
Engenharia de estúdio: Carlo Conti
Assistente de direção: Beatriz Conti
Finalização: José Guilherme, Pedro Pelluso e Moacir Barros
Produtora de som: Ritmika Áudio Arts