Não importa se é segunda ou sexta-feira, a busca pela tal “criatividade” é constante. Para dar uma força na hora de colocar a cuca para funcionar, não custa nada buscar por dicas rápidas. Nesta semana, a Exame trouxe algumas sugestões bacanas para colocar em prática. Pode até parecer óbvio, mas os efeitos são surpreendentes! Aqui, na D/Araújo, a gente acredita em:
Ficar atento ao acaso
A nossa diretora de arte, Lauren Maria, conta que não adota um método específico. Porém, presta atenção aos insights que surgem ao longo do dia. Ela anota tudo em um caderninho ou no programa Evernote, numa pasta chamada “idea journal”. “É possível usar o aplicativo em vários gadgets e sincronizar entre todos. Conforme tenho a ideia, salvo uma notinha – pode ser no celular – e depois olho em casa”, explica.
Planejar e descontrair
Outra dica da Lauren é, pela manhã, detalhar os projetos e jobs do dia. Assim, é possível visualizar cada etapa da produção e manter o foco. Já para relaxar e deixar a imaginação fluir, a sugestão é simples e eficiente: escute música!
Levar a mente para passear
Viajar, conhecer novos lugares, pessoas com pensamentos e atitudes diferentes. Essa é a dica da nossa coordenadora de conteúdo, Amanda Busato. Tá complicado pegar as malas e sair desbravando por aí? Não tem problema! Amanda complementa: “no dia a dia, o interessante é ter sempre à mão uma boa leitura. Revistas, quadrinhos e e-books valem muito, mas um bom livro sempre desperta para uma redação mais interessante”.
Relaxar e curtir
Para o nosso redator, Rodrigo Ramgrab, é comum que muitas ideias surjam quando se está no “modo off”. Aquele momento aleatório, quando você está lá passeando com o cachorro, dirigindo ou até mesmo tomando um banho. Por isso é tão importante reservar aquelas sagradas horinhas de descanso. “Sob a pressão do dia a dia corre-se o risco de se ter ideias pasteurizadas, ou seja, aquelas que sobrevoam o imaginário coletivo de todos”, conta.
Receita criativa
Na agência, Ramgrab dupla com o diretor de arte Leandro Chaves, e, juntos, eles chegaram à seguinte conclusão: “não existe uma grande ideia sem muito suor e trabalho. Não existe uma grande ideia sem deixar a mente livre. Não existe uma grande ideia sem deixar o corpo livre. Não existe uma grande ideia com a rotina”. O próximo passo? Partir para a ação!
Confira também quais foram as dicas da reportagem:
Sonhos criativos
Não, não precisa ficar preocupado até com a hora de dormir. Nesse caso, a criatividade vem por si só. Por isso, logo ao acordar, faça uso de um bloquinho de papel e de uma caneta. Anote tudo. Dessa forma você estará transpondo as ideias dos sonhos para o seu consciente. É uma ótima opção de exercício matinal.
Liste o amanhã
Parece estranho, mas por mais imediatista que precise ser a sua agenda, o ideal é também enfatizar os projetos que irão tomar o seu tempo daqui alguns meses. Afinal, as ideias não param e você também irá precisar delas no futuro. Repassando as tarefas, a mente aos poucos passa a levantar alternativas e soluções valiosas para os próximos trabalhos.
Adeus, rotina!
Não há nada de mais em fazer sempre as mesmas tarefas, da mesma forma e no mesmo tempo, não é? Errado, errado e errado. Essa é, na verdade, a receita certa para exterminar toda a sua criatividade. Saia do conforto das ações automáticas e comece a mudança com atividades simples. Quebrar a rotina é revigorante!
Depois desse roteiro, a sua vida pode até não mudar, mas será muito mais fácil manter-se aberto para novas perspectivas.