Começar a produzir conteúdo relevante, independentemente do tema, é pegar a paixão pela escrita e ir além. Para aqueles que escolheram adentrar nesse campo, nada de esperar os assuntos caírem no colo ou aquela inspiração incrível aparecer. Comece agora mesmo com as dicas da nossa analista de mídias digitais e produtora de conteúdo web Janine Costa.
1. O que você pretende?
Com quem você quer falar? O que você pretende passar para os leitores? Quais temas são relevantes para o público? E, o mais importante, qual o objetivo do blog, do portal etc? A partir disso, será possível traçar diretrizes que irão nortear a estratégia por trás do conteúdo. Afinal, nada de desperdiçar tempo e criatividade produzindo a esmo, o diferencial é fazer isso de forma consciente e inteligente.
2. Como fazer acontecer?
A pesquisa é uma das melhores fontes de inspiração. É nesse momento que você vai entrar em contato com ideias variadas, formatos diferentes, estímulos de todos os tipos. Com o objetivo em mente, é possível filtrar o que realmente é essencial e quais são os lugares que darão a base para você explorar novos aspectos e desenvolver outras propostas.
3. Por onde vou?
Depois de elaborar uma lista de possíveis assuntos a serem abordados, faça um planejamento da distribuição de conteúdo. Qual a frequência, os dias, a linha editorial, os temas para cada dia (o que não significa que você deverá ser inflexível) etc. A organização e o planejamento são dois importantes aliados na hora de criar uma rotina produtiva.
4. Pratique, pratique, pratique!
Falando em rotina, nada de encarar o aspecto negativo do conceito. Criar um hábito não significa, necessariamente, mandar a criatividade para longe. Pelo contrário, a prática leva sim à perfeição. Não termine o dia sem escrever, não coloque outras tarefas na frente, não deixe que as horas passem sem produzir. A cada novo texto, você irá perceber o quanto pode evoluir e aperfeiçoar a técnica. Além de, é claro, a atividade se tornar cada vez mais fluida e divertida.
5. Escreva, escreva, escreva!
Parece óbvio? Pois muitas vezes, os escritores ou produtores de conteúdo acabam travando na clássica síndrome da “página em branco” ou no chamado “bloqueio criativo”. As causas podem ser inúmeras, desde o tema amplo demais até o excesso ou falta de informação. Por isso, vá em frente e coloque ideias soltas, faça esboços, estruture e, por fim, aperfeiçoe.
6. Dê o toque final e voilà!
Verifique o poder de atração do título, a utilização das palavras-chaves, o impacto produzido pelo primeiro parágrafo, o desenvolvimento do raciocínio e a construção visual do artigo. Encaixe as peças e pronto. Com o passar do tempo, o processo acabará se tornando natural e se aperfeiçoando e readequando pelo caminho.
Para quem quiser saber ainda mais sobre processos criativos, os artigos “De qual fonte criativa você bebe?”, “6 livros para pensar fora da caixa na publicidade” e “5 dicas para estimular sua criatividade” são ótimas leituras.