Mais interatividade e diversão para o telespectador e um novo mercado que se abre à publicidade: a tecnologia second screen, do inglês “segunda tela“, permite a extensão do conteúdo da TV – primeira tela – a Smart TVs em dispositivos móveis, como smartfones e tablets.

A segunda tela segue a já consolidada tendência do telespectador que assiste a programação da TV enquanto simultaneamente usa o mobile para acessar a internet.

É a possibilidade de interagir, navegar, votar, comprar e recomendar. Imagine receber na tela do seu smartphone a oportunidade de comprar um acessório ou roupa que o artista estiver usando em um seriado ou novela?

 

As pesquisas estão aí para mostrar que ignorar esse fenômeno é perder uma significativa fatia de mercado (imagem destaque).

 

Como sincronizar o conteúdo extra com o que está passando na TV?

– De forma automatizada:
Por meio de uma marca d’água digital, com o aplicativo aberto, o microfone do seu smartphone ou tablet capta um som emitido pela TV que só o aparelho é capaz de identificar; este é o sinal para que o conteúdo seja exibido na tela do mobile.

– Sincronização manual:
Um operador fica responsável pela publicação do conteúdo em tempo real.

 

Quem está testando a segunda tela no Brasil?
Globo, Band, TV Cultura e SBT.