O filme Mundo Feito à Mão, criado para a Döhler Têxtil, é um dos finalistas do Anima Mundi, maior festival de animação das Américas e segundo maior do mundo. O vídeo feito pela D/Araújo concorreu com outros 1.500 inscritos, na categoria Publicidade Animada. Além de ser sucesso nas redes sociais, a animação já ultrapassou um milhão e setecentas mil visualizações no You Tube.

O projeto inovador consiste em um filme inteiramente feito à mão, que traz um manifesto de consciência coletiva. A pergunta norteadora do vídeo é “E se o mundo fosse feito à mão?”. Ao todo, foram 700 dias de produção, 144 cores, 1267 frames bordados, 10 milhões de pontos, envolvendo 587 bordadeiras de 167 cidades do Brasil inteiro.
A animação foi desenvolvida pela Animaking e dirigida por Paolo Conti. O artista Speto foi o convidado para produzir as ilustrações que originaram o filme. O profissional já emprestou seus traços de street art para projetos de empresas como Coca-Cola e Nike.

“Foi um projeto colaborativo muito complexo e desafiador. Unimos pessoas diferentes de todos os cantos do Brasil. Mundos diferentes se aproximaram: o do grafite e dos bordados. A escolha como finalista no Anima Mundi, por especialistas em animação, veio coroar esse trabalho, que contou com a dedicação e empenho de todos e teve um resultado espetacular”, diz Luiz Dias, diretor de criação da D/Araújo.

Cada quadro da animação foi transformado em tela de bordado. A convite da Döhler, bordadeiras de todo o País deram vida a essas telas. Concluído o trabalho das bordadeiras, as telas foram fotografadas e depois animadas por meio de uma técnica conhecida como stop-motion. O resultado está no filme de dois minutos, que pode ser conferido aqui:

Hoje a notícia foi destaque em alguns dos principais jornais de Santa Catarina.

clipagem_animamundi