Criatividade é coisa séria, especialmente para quem trabalha com propaganda. É também algo desafiador, já que não brota do nada, feito mato. Ela só se desenvolve se alimentada e desafiada com regularidade. E cada um tem a sua receita muito própria para oxigenar o talento criativo. Para o redator Rodrigo Ramgrab, da D/Araújo Comunicação, nada é mais inspirador do que viajar. Confira algumas de suas notas de viagem e inspire-se!

 

Barcelona

“Visitar a capital da Catalunha é garantir mais do que inspiração! Você vai aprender sobre arte, história, cultura, gastronomia e arquitetura. Conhecer a cidade onde viveu o genial Antoni Gaudí é uma verdadeira aula de criatividade. Percebi a publicidade em formatos não tão usuais como os que usamos aqui, como grandes telas de LED em janelas de prédios, tapumes com anúncios de varejo vendendo moda e aproveitamento de mídias em pontos diferenciados como painéis digitais em bancas de jornal e revista. Também encontrei muitas peças diferenciadas em pontos de venda e vitrines criativas. A visita vale cada passo!”.

barcelona_-_blog-daraujo-dica-de-viagem-criativa_1

barcelona_-_blog-daraujo-dica-de-viagem-criativa_2

barcelona_-_blog-daraujo-dica-de-viagem-criativa_3

 

Roma

“A cidade eterna. Um passeio por Roma significa conhecer tudo o que você viu nas aulas de geografia e história. Um passeio pelas ruelas estreitas da cidade faz você dar de cara a cada esquina com um monumento em mármore que faz ficar pensando como eles fizeram aquilo naquela época. Sem falar que dá para visitar dezenas de exposições, mostras e museus, como o Museu do Vaticano, por exemplo, onde você vai ficar de queixo caído apreciando a Capela Sistina e a Pietà, de Michelangelo. Também favorece muito a sua inspiração, pois faz observar a beleza das vitrines, já que Roma tem as principais lojas de moda da Europa. Para isso, basta dar um passeio pelos arredores das ruas Via del Corso e Via dei Condotti. Lá você vai apreciar as tendências de marcas como Valentino, Dolce & Gabbana, Jimmy Choo, Fendi, Prada, Bulgari, Gucci, entre outras. Uma coisa que me chamou atenção na cidade é que em todo tapume de obra tem alguma coisa estampada. Seja a representação de como aquela obra vai ficar ou até mesmo a propaganda”.

roma_-_blog-daraujo-dica-de-viagem-criativa_2

 

Florença e Veneza

“Já que estávamos falando de Roma e sugerindo passeios por lá, não deixe de procurar inspiração em cidades como Florença e Veneza. A primeira, Florença, é o berço do Renascimento. Lá você vai respirar arte. Poderá visitar a Galleria dell’Accademia, uma das principais escolas de arte do mundo. Lá você percebe por que Michelangelo dizia que era simples fazer esculturas, bastava simplesmente retirar do bloco de mármore tudo o que não é necessário. Lá está Davi, esculpido entre 1502 e 1504. Também em Florença você vai poder apreciar a criação feita no material mais valioso que existe: o ouro. Na chamada Ponte Vecchio existem dezenas de lojas que vendem produtos feitos em ouro, das mais diferentes formas e modelos. Já em Veneza, poderá buscar inspiração numa cidade onde não há o barulho dos carros. Apenas barcos para todos os lados. Nesta cidade, você vai perceber como viver muito com pouco espaço. Na praça central da cidade, a Piazza San Marco, ainda pode perceber como as marcas conseguem um lugar para expor a sua comunicação numa das cidades mais românticas, elegantes e apertadas do velho mundo”.

florenca_e_veneza_-_blog-daraujo-dica-de-viagem-criativa_1

florenca_e_veneza_-_blog-daraujo-dica-de-viagem-criativa_2

 

Gostou das sugestões? Agora é só começar a fazer as malas e pegar a estrada!

Fotos: Rodrigo Ramgrab