Para quem quer ingressar na comunicação – ou até mesmo para os veteranos da área – um desafio é certo: a criatividade precisa ser constantemente aguçada. Para isso, é necessário sair do modo automático e passar a compreender o mundo de uma forma muito mais ampla. Parece complicado? Com uma ajudinha de diferentes estímulos, o seu repertório aumenta e é aí que começa a diversão.

Uma das formas mais simples de pensar fora da caixa é lendo. É claro, lendo bons livros. “Nesses tempos dos múltiplos desdobramentos e velocidade da informação, recomendo um exercício para aprimorar o foco: a leitura de livros”, enfatiza Kiko Silva, diretor da conta do Senac/SC na D/Araújo Comunicação. Kiko ainda preparou uma lista de obras para dar aquela força e facilitar o seu caminho. Confira as dicas e os comentários do nosso especialista:

1. Confissões de um Publicitário – David Ogilvy
“É um clássico para quem vive agências de propaganda. Algumas recomendações são politicamente incorretas, contudo, ainda são bem interessantes”.

2. Testemunho – Darcy Ribeiro
“Um pouco do Brasil nas memórias de quem acreditava que iria morrer em pouco tempo. (Sobreviveu mais algumas décadas). Texto excepcional e de uma inteligência maior ainda!”.

3. Carta Aberta de Woody para Platão – Juan Antonio Rivera
“Interessante passeio entre a filosofia e a ficção”.

4. Microtendências – Mark J. Penn
“O subtítulo do livro diz tudo: as pequenas forças por trás das grandes mudanças do amanhã. Ler livros consistentes de tendências é uma obrigação para quem quer estar à frente das coisas”.

5. O Marketing na Era do Nexo – Walter Longo e Zé Luiz Tavares
“O nexo. Você já ouviu sobre ele?”. 

6. Pequenas agências, Grandes resultados – Antonio Lino Pinto
“O autor é o diretor financeiro da Talent. Leitura para quem quer mais do que simplesmente um dia a dia”. 

Boa leitura!